Ilha de Inhaca

Ilha de Inhaca


A Ilha de Inhaca situa-se à entrada da baía de Maputo, no sul de Moçambique, e estende-se por 42km2. Com uma densidade populacional de, aproximadamente, 5.000 habitantes, as comunidades residentes conservam ainda algumas tradições, como o kupatkha, ritual de invocação dos antepassados, e as cerimónias de propiciação da chuva, mantendo também a estrutura cultural e social de antigamente. O Turismo pouco ou nada afectou os ilhéus, continuando a ser a pesca e a agricultura as suas principais actividades.

Apesar de ser uma ilha pequena de dimensão, é enorme no que ao património natural diz respeito! Devido à sua classificação como reserva integral e à monitorização feita pela Estação de Biologia Marítima, o património natural de Inhaca encontra-se protegido.

Na ilha, habitam cerca de 12.000 espécies de animais, como o pica-peixe dos mangais, corvo-indiano, coruja, corais, golfinhos, baleias e dugongos, e inúmeras variedades de flora, como mangais, florestas, vegetação de praia e pântanos.

Caso visite esta pérola de Moçambique, as praias de Inhaca são paragem obrigatória. Os seus areais dourados e a sua água quente e cristalina permitir-lhe-ão relaxar e usufruir de cada momento.

Se tiver oportunidade, passeie a pé pelas reservas naturais de Inguane e Inhaquene e pratique mergulho de modo a observar os maravilhosos recifes de coral da Barreira Vermelha e da Ponta Torres.

Para ficar alojado nesta ilha paradisíaca, poderá optar pelo Pestana Inhaca Lodge, de quatro estrelas, e usufruir das diversas actividades que o mesmo oferece.

m: Província de Maputo

Relacionados